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12/09/2010
2011 - GASTRONOMIA ÁRABE- Uma alimentação saudável e balanceada
Dr. Ericson Ibrahim Khalil


A comida árabe é saudável pois os árabes, por estarem ambientados em climas quentes e desérticos, tiveram que criar alternativas mais leves. A alimentação deve ser balanceada. O ideal é fazer uma dieta leve, recheada de vegetais e carnes magras.

A exuberância e a riqueza dos pratos árabes se dá pois os grãos são combinados com verduras, legumes e até frutas como romãs, damascos e uma variedade de frutas secas e castanhas dão além de um ar aristocrático, um sabor exótico quando combinados com as especiarias. Favas, grãos-de-bico, lentilhas, ervilhas e trigo também são fontes de fibras e proteínas.

Além de exótica, a comida árabe pode ser bastante nutritiva e saudável.
Entre os pratos mais requisitados estão as tradicionais saladas como o TABULE(tomate, salsinha, pepino, hortelã e cebola misturados aos grãos de trigo), o FATUCHE, preparado apenas com vegetais picados em cubos e até mesmo opções de pratos leves e muito consumidos no calor como o KIBE assado - grelhado ou cru - , FILÉ DE FRANGO ou KAFTA .

Presente na culinária árabe, a COALHADA é poderosa aliada para quem sofre de carência de cálcio, como a osteoporose - doença caracterizada pela fragilidade dos ossos e que afeta principalmente as mulheres que estão na menopausa.

Diariamente, um adulto necessita de 1200 mg de cálcio. Em um copo de 250 ml de leite têm 250 mg de cálcio, enquanto 100 g de coalhada possui 490 mg de cálcio, apenas 260 calorias, 15 mg de proteína, 18 mg de lipídios e 270 mg de fósforo.

Deve-se ter o hábito de incluir a coalhada em nossa alimentação como fonte de cálcio. ?Leite, iogurtes, queijo e requeijão são alimentos ricos em proteínas, imprescindíveis para a construção e reparação dos órgãos e demais estruturas do corpo?, Os alimentos lácteos fornecem cálcio, indispensável para a saúde dos ossos, e vitaminas A e B2, necessárias à ativação e regulação das atividades internas do organismo.

E para quem quer manter o peso e não abusar das calorias, as opções que vão ao forno como o kibe assado, michui de frango ou carne e abobrinha recheada são boas alternativas. A abobrinha recheada é uma opção light , tem 87 calorias, e é um alimento bem equilibrado com a combinação da carne moída.
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