Artigos


10/06/2011
SACIEDADE ALIMENTAR - através de aparelhos ortodônticos


Brasileiros criam aparelho intraoral para promover saciedade alimentar . Batizado de Aiosa, o novo aparelho foi inspirado nos contensores ortodônticos e pode ajudar na diminuição de sobrepeso dos pacientes por meio do estímulo nervoso nas estruturas orais.

Pesquisadores gaúchos desenvolveram um aparelho bucal que contribui na diminuição do sobrepeso. A invenção ganhou o nome de Aiosa (sigla de Aparelho Intraoral de Saciedade Alimentar) e foi criado pelo cirurgião-dentista Alexandre Conde e pela nutricionista Simara Rufatto Conde.

O Aiosa se assemelha a um contensor odontológico móvel, embora seus desenvolvedores ressaltem que ele não pode ser considerado um aparelho ortodôntico. Seu mecanismo de ação acontece por estímulos fisiológicos estomatognáticos desencadeados pelo contato oral, promovendo reações no sistema nervoso. Segundo Alexandre, o aparelho "auxilia na perda e na manutenção de peso, por meio do estímulo precoce e prolongado da saciedade alimentar em estruturas orais". O aparelho foi apresentado oficialmente em abril de 2010, na Revista Brasileira de Nutrição Clínica.

A criação do aparelho começou na clínica de Alexandre. "A ideia ocorreu a partir da observação da forma equivocada de uso de contensores odontológicos por parte dos pacientes. Observou-se nestes uma alteração de hábito alimentar", lembra Alexandre Conde. "Fizemos um projeto de pesquisa que foi submetido a um comitê de ética. Tivemos de nos adequar para que obtivéssemos o aval para a pesquisa." Posteriormente, os pesquisadores registraram a marca e a patente.

O Aiosa deve usado sempre que o paciente for ingerir qualquer alimento, seja sólido ou líquido. Apenas a ingestão de água dispensa a colocação do aparelho. Segundo Alexandre, o aparelho nunca impede o contato dos dentes superiores e inferiores. "Os dentes da arcada superior e da inferior devem se encostar perfeitamente. Isso é importante até mesmo porque a trituração dos alimentos é essencial para que a nutrição aconteça da forma mais adequada", explica o criador do Aiosa. "Este aparelho não tem nada que possa atrapalhar na trituração do alimento."

Pesquisa

O estudo acompanhou 60 voluntários, divididos em quatro grupos, por dois meses. Na comparação de resultados, os voluntários que foram submetidos a uma orientação nutricional associada ao uso do Aiosa foram os que conseguiram maior diminuição de peso, de 7,83% em média. "É por isso que preconizamos sempre que o aparelho seja usado associado a uma orientação nutricional."

Alexandre e Simara têm outros três trabalhos prontos aguardando publicação.

"Como qualquer tratamento, tem sua indicação e, consequentemente, contraindicação. Ele pode ser usado como terapia exclusiva da perda de peso ou como terapia coadjuvante de outras técnicas de tratamento de obesidade e sobrepeso", resume o pesquisador. O aparelho só pode ser indicado por nutricionistas, endocrinologistas, psicólogos, cardiologistas, cirurgiões plásticos, entre outros profissionais.

Ocorrendo a indicação, o paciente é encaminhado a um cirurgião-dentista que deverá observar as contraindicações odontológicas ao uso do aparelho, no caso, incidência de cárie, lesões periapicais e doenças periodontais. O aparelho também é contraindicado para pacientes com problemas oclusais severos, em tratamento ortodôntico, com intolerância ao uso de outros aparelhos (contensores ou placas de bruxismo), usuários de próteses totais ou parciais superiores, ou próteses fixas de um ou mais elementos com problemas. Do ponto de vista nutricional, o aparelho não é indicado para pacientes com hipertireoidismo, anorexia, desnutrição ou qualquer tipo de perda de peso significativa.

Expansão

No momento, 90% dos aparelhos produzidos são destinados às novas pesquisas conduzidas por Alexandre e Simara. No entanto, já existem cursos recém-lançados para capacitação de profissionais da área de nutrição e de licenciamento para cirurgiões-dentistas e protéticos interessados em trabalhar com o Aiosa. No caso do curso para profissionais de Odontologia, os alunos são preparados para avaliar as contraindicações ao uso do aparelho e também à confecção do Aiosa.

Os profissionais interessados em conhecer melhor o Aiosa, podem acessar o site oficial do produto no endereço www.aiosa.com.br.
====================================
Deixe seu comentário ...Divulgue entre os amigos ..www.fatimahborges.com.br


Comente este artigo Enviar este artigo por e-mail Imprimir este artigo Voltar para a página de artigos



Mais Artigos